Wednesday, March 01, 2006

Este é o ano em que estarei mais bem "preparado" para assistir ao Oscar. Depois da suada maratona cinematográfica do último fim de semana em Porto Alegre – 9 filmes em três dias, sendo 4 nos dois primeiros: um recorde pessoal – cheguei a marca de 24 dos filmes indicados assistidos. Outros 4 passaram em algum lugar e não vi; e 8 ainda estão inéditos (fora os documentários e curta-metragens). Vamos à relação deles, com suas respectivas notas, categorias nas quais concorrem e comentários sobre as chances. Primeiro, os que vi na Capital.


Syriana – A Indústria do Petróleo (Syriana, EUA, 2005) * * *½
[ator coadjuvante/roteiro adaptado]
Infinitamente mais ´códigos´ do que já esperava. Às vezes parece que os próprios atores não entendem realmente o que estão dizendo. Mas a direção é foda, alguns personagens são marcantes (o de Matt Damon e Jeffrey Wright, em particular) e a mensagem é porrada o suficiente.
=> George Clooney concorre como coadjuvante porque realmente não há um ator que se destaque sozinho. Ele está bem como sempre, mas a indicação deve ter vindo mesmo pela mudança no visual (gordo cabeludo etc.). Tem muitas chances de levar sim, até pelas indicações de Boa Noite e Boa Sorte, que pode ficar a ver navios.

Ponto Final (Match Point, EUA, 2005) * * * *
[roteiro original]
Bom ver Woody Allen surpreender de novo. Aqui ele muda totalmente de estilo – foi pra Londres, apelou para drama, trama de suspense e sangue! Palmas pro setentão!
=> Claro que merecia bem mais indicações que roteiro (principalmente para Scarlett, ótima!), mas acho que Hollywood se assustou um pouco com a mudança de rumo do velhinho. Sem chance alguma.

Capote (EUA, 2005) * * * *
[filme/diretor/ator/atriz coadjuvante/roteiro original]
Não sei... mas não me pegou. A estrutura é meio convencional, e a narrativa me pareceu um tanto óbvia demais. Claro que a história é bem interessante (mais ainda para quem leu ´A Sangue Frio´ - que, confesso, não é o meu caso) assim como o personagem-título que, em outras mãos, passaria fácil pelo caricato.
=> Hoffman é o favorito. Voz, trejeitos, respiração, tudo é ultracalculado, perfeito para um ator de composição como ele. De resto, nada mais me parece muito justificável, nem Catherine Keener (que adoro, mas não faz muita coisa no filme, apenas acompanha Capote nas cenas).

Terra Fria (North Country, EUA, 2005) * * *
[atriz/atriz coadjuvante]
Cara de telefilme, mas honesto o suficiente para não cair no ridículo. Algumas ótimas interpretações (Richard Jenkins, principalmente) salvam.
=> Charlize está mesmo muito bem e Frances, como sempre, ótima, apesar de o personagem ser raso e mal desenvolvido. Não levam.

Johnny & June (Walk the Line, EUA, 2005) * * *½
[ator/atriz arte/figurino/montagem/som]
Gostei bastante. Tá, tudo bem, é puro Hollywood: cinebiografia musical de ídolos americanos, cheio de canções conhecidas e cronologicamente linear. Mas ainda assim quinhentas vezes melhor que Ray.
=> A duplinha está realmente perfeita. Reese leva fácil e Joaquin, em qualquer outro ano, também levaria – com merecimento.

Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, ING, 2005) * * *½
[atriz/direção de arte/figurino/trilha]
Lembra muito – por motivos óbvios – Razão e Sensibilidade. Bonitinho, romântico e ultra bem-cuidado.
=> Keira é azarona e não tem chance. Arte e figurino não descarto.

Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck., EUA, 2005) * * * *½
[filme/diretor/ator/roteiro original/direção de arte/fotografia]
Do pacote, foi o que mais me impressionou. Curto, enxuto, direto, documental (repleto de imagens da época, com cenas inteiras de arquivo, o que só incita ainda mais o interesse). Tem que pagar pau mesmo pra George Clooney! Haja culhão pra mexer num vespeiro de cabeça tão erguida!
=> Infelizmente, tem cara de sair de mãos abanando. Quem sabe, a lindíssima fotografia em preto-e-branco ache uma brechinha.

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, EUA, 2005) * * * *
[filme/diretor/ator/ator coadjuvante/atriz coadjuvante/roteiro adaptado/fotografia/trilha]
Lindo? Emocionante? Sensível? Bem-feito? Sim, tudo isso. Um cara do porte de Ang Lee não poderia fazer diferente. Só nas mãos dele para Heath Ledger e Michelle Williams conseguirem uma indicação ao Oscar (ele realmente sai-se muito bem; ela tem apenas uma cena quase que marcante). Na real, acho que todo o confete que o filme tem recebido é meio que uma assinatura de Hollywood, tipo dizendo sim à diversidade. Afinal, não é só por coincidência que alguns dos principais filmes do Oscar 2006 têm como tema ou subtema a homossexualidade (Capote, Transamerica). Se acabar ignorando o filme, a Academia vai acabar se queimando, e feio.
=> Se aquele tal de Crash não resolver atrapalhar, leva filme e diretor. Roteiro e trilha parecem boas apostas também. Eu ainda arriscaria, sei lá, o Jake Gyllenhaal (que teve um baita ano e pode entrar pela divisão dos votos dos ´favoritos´ Clooney e Giamatti).

Paradise Now (Palestina, 2005) * * * *
[filme estrangeiro]
Por mostrar uma realidade tão, mas tão distante da nossa, torna-se absolutamente interessante. Custa a engrenar (apesar de ter menos de uma hora e meia), mas o final-porrada garante as quatro estrelas.
=> Levou o Globo de Ouro e parecia o favorito. Mas anda numa polêmica se pode ou não ser considerado um filme da Palestina (é uma co-produção entre França, Alemanha, Holanda e Israel). Pode atrapalhar.


Outros já vistos


Munique
(Munich, EUA, 2005) * * * *
[filme/diretor/roteiro adaptado/montagem/trilha]



Crash – No Limite (Crash, EUA, 2005) * * *
[filme/diretor/ator coadjuvante/roteiro original/montagem/canção]



Ritmo de um Sonho
(Hustle & Flow, EUA, 2005) * * *
[ator/canção]




Transamerica
(EUA, 2005) * * *½
[atriz/canção]



A Luta Pela Esperança
(Cinderella Man, EUA, 2005) * * *
[ator coadjuvante/montagem/maquiagem]



Marcas da Violência (A History of Violence, EUA, 2005) * * * *
[ator coadjuvante/roteiro adaptado]


O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, ING, 2005) * * * *
[atriz coadjuvante/roteiro adaptado/trilha/montagem]




Batman Begins (EUA, 2005) * * *
[fotografia]


Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire, ING, 2005) * * *½
[direção de arte]



King Kong (EUA, 2005) * * * *
[direção de arte/som/edição de som/efeitos visuais]


A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005) * * *½
[figurino]


Star Wars: Episódio I – A Vingança dos Sith (Star Wars: Episode I – Revenge of the Sith, EUA, 2005) * * *
[maquiagem]

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, EUA, 2005) * * *
[maquiagem/som/efeitos visuais]



Guerra dos Mundos (War of the Worlds, EUA, 2005) * * *
[som/edição de som/efeitos visuais]



A Noiva-Cadáver (Tim Burton’s Corpse Bride, EUA, 2005) * * * *
[longa de animação]


Não Vistos


Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha, EUA, 2005)
[fotografia/direção de arte/figurino/trilha/som/edição de som]



Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (Wallace & Gromit – The Curse of the Were-Rabbit, ING, 2005)
[longa de animação]



O Castelo Animado (Hauru no Ugoku Shiro/Howl’s Moving Castle, Japão, 2005)
[longa de animação]



A Marcha dos Pingüins (La Marche de l’Empereur, França, 2005)
[documentário]


Ainda inéditos:


Sra. Henderson Apresenta (Mrs. Henderson Presents, ING, 2005)
[atriz/figurino]



Junebug (EUA, 2005)
[atriz coadjuvante]



A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale, EUA, 2005)
[roteiro original]



O Novo Mundo (The New World, EUA, 2005)
[fotografia]



La Bestia Nel Cuore / Joyëux Noel / Tsotsi* / Sophie Scholl
[filme estrangeiro]
+ documentários e curtas


=> No próximo post, as apostas em todas as categorias.

:)

1 Comments:

Blogger Fernando Halal said...

Na próxima, faz um lobby mais forte pra eu poder ir junto a Porto!

Fernando "Submisso" Halal

6:25 AM  

Post a Comment

<< Home