Sunday, January 08, 2006

TOP STARS 2005

Tinha preparado esse material para o Peixeiro, mas como não houve espaço e, no final, nem vontade de colocá-lo no papel – já que a diagramação atual acaba com qualquer boa idéia – acho que vai acabar ficando mais legal aqui no blog mesmo.
É um ranking dos atores que tiveram maior destaque em 2005. Seja pela quantidade de filmes lançados, seja pela relevância dos papéis que interpretaram. O mais curioso é ver o sobe-e-desce de alguns desses astros de Hollywood. Por exemplo: alguém sequer mencionou, em 2004, o nome de Kevin Costner? Ou Heath Ledger? Ou Matt Dillon? Outros tiveram anos bem melhores que esse e, por isso, não vão aparecer aqui.
Então vamos à lista (mais uma – gosto pouco delas né?!). Mas, atenção: a ordem está longe de ser conforme minha preferência!


1 RALPH FIENNES
Esse sim um de meus favoritos, teve um baita ano mesmo (depois de mais de dois anos de "intervalo"). Dos filmes que fez em 2005, assisti dois: O Jardineiro Fiel (perfeito, absolutamente merecedor de pelo menos uma indicação ao Oscar) e Harry Potter e o Cálice de Fogo (o vilão que não mostra muito a cara). Está ainda em The White Countess (de James Ivory), Chromophobia (dirigido pela irmã Martha Fiennes), o independente The Chumbscrubber, e emprestando a voz para a animação Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais. Ufa!

2 TILDA SWINTON
Essa há muito já merecia esse destaque todo que está levando agora. Desde os tempos de Orlando, que sou fãzaço dessa bela e estranha gigantona. Foi o anjo Gabriel no fraquinho Constantine; uma das ex-amantes de Bill Murray em Flores Partidas; a deslumbrante Feiticeira Branca em As Crônicas de Nárnia; e está no elenco do independente Impulsividade (Thumbsucker). Ainda apareceu nas locadoras com Pecados Ardentes (Young Adam), em cenas bem calientes com Ewan McGregor.

3 GEORGE CLOONEY
Quem diria que o ex-astro de Plantão Médico, seja um dos favoritos ao Oscar de melhor diretor? Pois é, mas todo o alvoroço parece mesmo merecido. Pelo menos, depois da estréia por trás das câmeras com o ótimo Confissões de uma Mente Perigosa. Agora ele ataca de Boa Noite, e Boa Sorte., uma história sobre os bastidores da política americana, filmada em preto-e-branco, e com um elencaço (incluindo ele próprio). Além diso, vai com certeza concorrer ao Oscar de coadjuvante (e pode até ganhar!) por Syriana, outra obra política, desta vez dirigida por Stephen Gaghan (o roteirista de Traffic).

4 HEATH LEDGER
Mas impossível ainda parecia ser o dia em que veria Heath Ledger concorrendo ao Oscar! Pois o cara está com tudo, e sai como um dos favoritos. Tudo bem que com a mão de Ang Lee por trás, o crédito pode ser maior – O Segredo de Brokeback Mountain é, com certeza, um dos filmes que tô mais ansioso para assistir. Além deste, ele esteve em Os Irmãos Grimm, de Terry Gilliam (que, infelizmente, perdi no cinema) e como o galã de Casanova, dirigido por Lasse "meia-boca" Hallström.

5 WILL FERRELL
Os americanos parecem que estão começando a cansar dele, mas eu ainda curto muito sua impagável cara de pastel. Este ano, ele foi o Woody Allen da vez em Melinda & Melinda; o co-astro de Nicole Kidman na versão de A Feiticeira; está concorrendo ao Globo de Ouro pela comédia musical Os Produtores; jogou futebol e fez careta em Papai Bate um Bolão (Kicking and Screaming, lançado direto em DVD aqui), e fez uma ponta impagável em Penetras Bons de Bico. Segundo o IMDB, ainda constam no currículo de 2005: Winter Passing e The Wendell Baker Story, dos quais ainda não ouvi falar.

6 JESSICA ALBA
Tudo bem que o talento dela é quase comparável ao de Deborah Secco, mas que esse ano ela chamou a atenção, isso é inegável. Especialmente com a ajudinha da câmera generosa de Robert Rodriguez, que fez dela a musa de Sin City – A Cidade do Pecado. Foi também o principal nome feminine do blockbuster Quarteto Fantástico; e fez par com o igualmente inexpressivo Paul Walker, em Mergulho Radical (Into the Blue).

7 DAKOTA FANNING
Esta baixinha consegue ser boa até em megabombas como O Amigo Oculto (botando – acredite! – Robert De Niro no chinelo). Além disso, foi nada menos que a filha de Tom Cruise em Guerra dos Mundos, de Spielberg. Liderou as bilheterias com o dramazinho ultramericano Dreamer: Inspired by a True Story (com Kurt Russell), e está no elenco do elogiado independente Nine Lives.

8 CILLIAN MURPHY
Depois de chamar a atenção em 2004 com o ótimo Extermínio, de Danny Boyle, Hollywood o descobriu de vez, fazendo-o engatar um filme no outro. E nada de pouca coisa: foi um dos destaques do grande elenco de Batman Begins; protagonizou o terrorzinho Vôo Noturno, de Wes Craven; e concorre ao Globo de Ouro pelo papel de um travesti em Café da Manhã em Plutão, de Neil Jordan.

9 TERRENCE "DASHON" HOWARD
Esse simplesmente aterrissou do nada. Passou de coadjuvante em séries e telefilmes (desde 89) para o vencedor de um monte de prêmios de "Revelação do Ano". Primeiro foi em Crash – No Limite, em que ele conseguiu destaque em meio a um grande elenco (faz o marido boçal de Thandie Newton). Depois com o papel principal de Hustle & Flow, em que encarna um cafetão barra-pesada que se redime e vira astro de rap. Foi coadjuvante ainda em Get Rich or Die Tryin' (com 50 Cent) e no policial Quatro Irmãos; além dos dois telefilmes americanos mais elogiados do ano – Lackawanna Blues e Their Eyes Were Watching God.

10 KEIRA KNIGHTLEY
Vinte aninhos: é toda a idade que essa inglesinha tem, e já com tanto cacife em Hollywood. Este ano apareceu no terror Camisa de Força (The Jacket, ainda inédito aqui); foi a anti-heroína de ação Domino – A Caçadora de Recompensas; e está indicada ao Globo de Ouro pela comédia romântica de época Orgulho e Preconceito.

11 CATHERINE KEENER
Ainda uma eterna coadjuvante, vem ganhando mais e mais atenção a cada ano. Nada mais do que merecido (impossível esquecer dela em Quero Ser John Malkovich). Está cotada para o Oscar como a mulher de Truman Capote, em Capote; foi a parceria perfeita das piadas de Steve Carrell em O Virgem de 40 Anos; fez cara séria em A Intérprete; e ainda não apareceu por aqui com O Mundo de Jack e Rose, com Daniel Day-Lewis.

12 EWAN McGREGOR
Outro que parece trabalhar sem parar. Além do último capítulo de Star Wars; apareceu na superprodução A Ilha; no suspense psicológico A Passagem, com Naomi Watts; e dublando dois desenhos animados – Robôs e Valiant – Um Herói que Vale a Pena. Também está em DVD com o mais-ou-menos Pecados Ardentes – O Jovem Adam.

13 VINCE VAUGHN
Foi o protagonista de uma das poucas comédias que realmente fizeram rir – Penetras Bons de Bico. Também foi uma das poucas coisas engraçadas de Be Cool – O Outro Nome do Jogo; teve pouco o que fazer em Sr. e Sra. Smith; e ainda está no elenco do independente Impulsividade. Só pra completar o pacote, está namorando Jennifer Aniston. Nada mal hein?!



14 NAOMI WATTS
Outra atriz talvez se perdesse facilmente entre as toneladas de efeitos especiais usadas em King Kong, de Peter Jackson. Naomi não. Faz tão bonito que pode até concorrer ao Oscar. Em compensação, não conseguiu salvar o tinhoso O Chamado 2. Faz par com Ewan McGregor em A Passagem; e protagonizou uma produção pra lá de independente chamada Ellie Parker.

15 CHRIS ROCK
Foi o centro das atenções da maior festa do cinema, e parece ter ficado no meio termo. Ninguém odiou, mas também ninguém morreu de amores por ele apresentar o Oscar 2005. Ele, no entanto, já disse que não volta. Esteve também no inexplicável hit Golpe Baixo (The Longest Yard, lançado aqui direto em DVD) e foi uma das vozes do comunzinho Madagascar.

16 DANIEL CRAIG
Só anúncio de ser o novo James Bond já garantia atenção suficiente a este inglês de poucos sorrisos. Mas também não é pouca coisa estar no novo filme "sério" de Steven Spielberg – Munique. Foi ainda o protagonista do cult Nem Tudo é o que Parece (Layer Cake), e coadjuvante no terror Camisa de Força e no drama sueco (?!) Fateless.

17 JAKE GYLLENHAAL

Três filmaços: O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee; Soldado Anônimo (Jarhead), de Sam Mendes; e A Prova, de John Madden. Basta.


18 ELIJAH WOOD

Cavou uma chance e conseguiu despistar a aura de Frodo Baggins. Foi muito elogiado por Uma Vida Iluminada, estréia na direção de Liev Schreiber; fez cara de mal em Hooligans; e roubou a cena (sem abrir a boca!) em Sin City – A Cidade do Pecado.

19 MATT DILLON
Sim: Matt Dillon vai ser indicado ao Oscar!! Graças ao belo personagem de Crash – No Limite, o cara finalmente foi reconhecido como ator de verdade. Para pagar as contas, porém, ele teve que encarar Herbie: Meu Fusca Turbinado. Ainda esteve em Obsessão, dirigido por Kevin Bacon (disponível em DVD), e no ainda inédito Factotum.

20 JOHNNY DEPP
Duas parcerias com Tim Burton em um ano já merecem muitas palmas. Não ficou à sombra de Gene Wilder, como o novo Willy Wonka, em A Fantástica Fábrica de Chocolate; e foi a voz de Victor na maravilhosa animação A Noiva Cadáver. Ainda está no drama de época (inédito) The Libertine, ao lado de Samantha Morton.

21 Dame JUDI DENCH
E a velhinha não pára hein?! Com 71 aninhos, dona Judi vai pra sua quinta indicação ao Oscar (de 98 pra cá), por uma de suas raras comédias – Sra. Henderson Apresenta, de Stephen Frears. Também está na produção de época Orgulho e Preconceito, e vai aparecer direto em vídeo aqui com O Pianista Que Veio do Mar (Ladies in Lavender), contracenando com outra grande dama -Maggie Smith.


22 BRENDAN GLEESON
Outro eterno coadjuvante, mas que engrandece qualquer elenco. Poucos lembram dele, por exemplo, em filmes como Tróia, Cold Mountain, Gangues de Nova York, A.I. e por aí vai. Este ano, porém, foi o papel principal depois do protagonista em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Também estava bem no indigesto Cruzada, de Ridley Scott. E com Neil Jordan fez o esperado Café da Manhã em Plutão. O IMDB acusa ainda duas comédias irlandesas desconhecidas por aqui: Six Shooter e Studs.

23 JOAN ALLEN
Uma das minhas divas da atualidade. Torço fervorosamente para que ela desbanque Charlize Theron e seja indicada ao Oscar por A Outra Face da Raiva. Além deste, esteve em dois títulos elogiados pela crítica, mas que não deram as caras ainda aqui: Yes, de Sally Potter (a mesma de Orlando) e Fora do Mapa, dirigido por Campbell Scott.

24 KEVIN COSTNER
Um que voltou a oferecer boas performances, depois de algumas escolhas pra lá de equivocadas. Em A Outra Face da Raiva, não fez feio perante à grande Joan Allen, e alguns falam até em chances ao Oscar de coadjuvante. Já na comédia Dizem Por Aí... (Rumor Has It), contracena com um elencão (Jennifer Aniston, Shirley MacLaine, Kathy Bates, Mark Ruffalo...).

25 RACHEL McADAMS

O ano passado já tinha sido legal, e 2005 veio lhe confirmar como uma das atuais queridinhas de Hollywood. Esteve no terror Vôo Nortuno, de Wes Craven; e nas comédias Penetras Bons de Bico, e Tudo em Família (The Family Stone), contracenando com a veterana Diane Keaton.


26 RACHEL WEISZ

Já está com seu lugarzinho guardado na fila do Oscar de coadjuvante. Nada mais merecido, já que sua bela performance em O Jardineiro Fiel, me fez esquecer do tempo em que fazia coisas como A Múmia. Mais cedo no ano foi também a estrela feminina de Constantine.

27 TOM WILKINSON
Um dos meus preferidos dos últimos tempos. Conseguiu ser melhor que o filme em O Exorcismo de Emily Rose; teve destaque em Batman Begins, e fez par com Emily Watson no inédito Separate Lies, estréia na direção de Julian Fellowes (o roteirista oscarizado de Assassinato em Gosford Park).


28 PETER SAARSGARD
Coadjuvante, sempre coadjuvante. Mas QUE coadjuvante!! Depois das esnobadas da Academia por Kinsey e O Preço de uma Verdade, parece que ainda não vai ser dessa vez que ele chega ao Oscar. A esperança era Soldado Anômimo, de Sam Mendes. Esteve ainda em Plano de Vôo, A Chave Mestra, e no independente The Dying Gaul.

29 SAMUEL L. JACKSON
O operário-padrão de Hollywood, continua sem andar com muitos critérios para escolher seus papéis. Mesmo assim liderou as bilheterias americanas com seus quatro filmes de 2005: Coach Carter – Treino para a Vida, Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith, Triplo X2 e O Cara. Não que algum deles realmente merecesse né?

30 JULIETTE BINOCHE
Esta tem lugar cativo no meu top ten das atrizes e, faça o que fizer, estarei eu lá pra ver. Seja em dramas românticos com Richard Gere (Palavras de Amor) ou suspenses politicos com Samuel L. Jackson (Em Minha Terra). Mas se for nos novos (e, aparentemente ótimos) filmes de Abel Ferrara (Mary) e Michael Heneke (Caché), tanto melhor.

31 CHRIS COOPER

Sempre encontra um espacinho pra deixar sua marca, mesmo em grandes elencos como os de Soldado Anônimo, Capote ou Syriana.

32 LAURA LINNEY
Hoje sinônimo de garantia de boa interpretação, ela foi muito bem em O Exorcismo de Emily Rose; está cotada para o Oscar pela comédia dramática independente A Lula e A Baleia (The Squid and the Whale); e apareceu ainda no desconhecido Jindabyne.

33
SCARLETT JOHANSSON


A nova musa de Woody Allen teve um ano legal também. Está no ultimo filme do velhinho genial (Ponto Final) - pelo qual concorre ao Globo de Ouro - e foi o papel principal no blockbuster A Ilha.


34 REESE WITHERSPOON

É a semi-favorita ao Oscar de melhor atriz, pelo papel de June Carter Cash em Johnny & June (título nacional para Walk the Line). Na sessão-pipoca, apareceu em E Se Fosse Verdade (Just Like Heaven), ao lado de Mark Ruffalo.


Agora uma homenagem especial aos que eu chamo de “Os Ressuscitados” (aqueles que, de repente, ressurgiram das cinzas e tiveram um bom destaque no ano).

35 SHIRLEY MacLAINE

A ultraveterana emplacou três filmes em 2005. Foi duas vezes a avó amalucada – de Cameron Diaz e Toni Collette em Em Seu Lugar, e de Jennifer Aniston em Dizem Por Aí... – e foi a mãe de Samantha, na versão de A Feiticeira.


36 JEFF DANIELS
Quatro filmes neste ano: com Sigourney Weaver, em Heróis Imaginários; pai de família de cachorros em Meu Melhor Amigo (Because of Winn-Dixie, saindo agora em DVD); com Laura Linney no elogiado A Lula e a Baleia; e dirigido por George Clooney, em Boa Noite, e Boa Sorte.

37 BOB HOSKINS

Aos 63 anos, foi indicado uma única vez ao Oscar (em 1986 por Mona Lisa), mas pode voltar à lista com o grande papel cômico de Sra. Henderson Apresenta, com Judi Dench, Também fez participações na comédia besta O Filho do Máskara, no filmeco de ação Cão de Briga, com Jet Li; e no suspense A Passagem, de Marc Forster.

38 MICKEY ROURKE
Não tem personagem mais inesquecível neste ano do que o Marvin de Sin City – A Cidade do Pecado. Robert Rodriguez simplesmente tirou o cara da cova. Pra completar o ano, foi o destaque da aventura Domino – A Caçadora de Recompensas, ao lado de Keira Knightley. Tomara que siga o bom caminho e não apareça um outro 9 ½ Semanas de Amor ou Orquídea Selvagem.

39 WILLIAM HURT
Outro que pode voltar ao Oscar depois de muitos e muitos anos. Com sua pequena mas absolutamente memorável participação em Marcas da Violência, de David Cronenberg, o cara tá cotadíssimo para o prêmio de coadjuvante. Não bastasse, está no superelenco do elogiado Syriana.

40 RUTGER HAUER
Não só de reprises de Blade Runner ou A Morte Pede Carona vive mais Rutger Hauer. Robert Rodriguez foi novamente generoso e deu um papel legal a outro esquecido de Hollywood, em Sin City – A Cidade do Pecado. O tiozão norueguês também esteve (ainda que discreto) na megaprodução Batman Begins.

1 Comments:

Blogger Fernando Halal said...

Excelente, mas... cadê o Bill Murray?? Tudo bem que 'Life Aquatic' é do ano passado, mas só ter feito 'Broken Flowers' já não vale?

:)

10:31 AM  

Post a Comment

<< Home