Wednesday, February 01, 2006

Mesmice

Bom... como médium... sou um ótimo cinéfilo!
Média de acertos: 67%
Antes tivesse errado por não prever grandes surpresas nas indicações... mas, ao contrário, a Academia primou pela mesmice e resolveu seguir pelo tradicional... fazer o quê?!

Alguns breves comentários sobre as indicações:

1. Por que tanto confete para Crash? Ainda não entendi. Acho que vou ter que ver o flime de novo para ver se é tudo isso. Me parece que não.

2. Desde 1981, não se via o 5 a 5 nas categorias de filme e diretor? Será que realmente precisava? Bennett Miller e Paul Haggis poderiam muito bem ser substituídos por muuuuita gente boa. Dois exemplos? Fernando Meirelles e David Cronenberg.

3. Uma das poucas ousadias da Academia me pareceu a indicação de Terrence Howard como melhor ator (Hustle & Flow). O filme ultraindependente deve ser bem legal mesmo. Mas será que ele é melhor, por exemplo, que Ralph Fiennes, no Jardineiro? Sei não...

4. Keira Knightley melhor atriz que Joan Allen? Me poupe né?!

5. Tudo bem, achei a "ponta" de William Hurt em Marcas da Violência ótima! Mas por que indicar ele e não Cronenberg, Maria Bello e até Viggo Mortensen é um mistério!! Deve ser pelo mesmo motivo que indicaram os coadjuvantes de Sideways no ano passado e não Paul Giamatti.

6. Pelo menos tiveram o bom senso de ignorar os fraquinhos Magadascar e Chicken Little e novamente indicar Hayao Miyazaki com O Castelo Animado. Se for metade da genialidade de A Viagem de Chihiro já tô babando...

7. A categoria de direção de arte foi a que mais errei feio: 1 de 5. Mas também alguém imaginava Harry Potter e o Cálice de Fogo? Por outro lado, vemos Batman Begins indicado a melhor fotografia! O filme até um visual dark legal, beeem diferente dos dois filmes anteriores. Mas pobrezinho... compará-lo, por exemplo, com a fotografia de O Jardineiro Fiel ou 2046 é simplesmente patético.

8. E alguém pode me dizer cadê a grande montagem de Cinderella Man? E a maquiagem? Pelamordedeus!

9. A fraqueza das canções pré-selecionadas foi tanta que, pela primeira vez em muito tempo, indicaram apenas 3! Dentre elas, uma intitulada "It´s Hard There for a Pimp". Curioso vai ver os pudicos da Academia enfiando uns "blimps" em cima dos vários "bitch" e "shit" que têm na letra.

10. Outro fato é a Academia ser completamente alucinada por John Williams. Com as duas indicações deste ano (Munique e Memórias de uma Gueixa), o velhinho de 74 anos emplacou sua 45
ª indicação!!! PQP! Só Walt Disney ganha dele (59)!

Outras curiosidades sobre os indicados deste ano:

* Desde a criação da categoria de Longa de Animação, é a primeira vez que nenhum dos três indicados foi produzido em CGI (totalmente computadorizada). O que não deixa de ser legal!

* George Clooney entrou para a história, como o primeiro a ser indicado na categoria de Diretor por um filme (Good Night, and Good Luck.), e de atuação por outro (Syriana), no mesmo ano.

* 14 dos 20 atores indicados são estreantes no Oscar. Dos outros seis já antes indicados, quatro foram efetivamente premiados (William Hurt, Judi Dench, Charlize Theron, Frances McDormand). Por outro lado, 9 dos indicados representaram personagens reais! Entre eles, Truman Capote, Edward Murrow, Johnny & June Cash, Laura Henderson, Harper Lee...)

* Com Match Point, Woody Allen emplaca sua 21ª indicação ao Oscar, sendo a 14ª para roteiro original. A última tinha sido em 1997 com Descontruindo Harry. Os Oscars vieram de fato apenas com Annie Hall (77 direção e roteiro) e Hannah e suas Irmãs (86 - roteiro).

Para quem interessar possa, vai agora o calendário de estréias no Brasil dos principais filmes do Oscar:

Já em cartaz: A Marcha dos Pingüins ; Munique (Munich) ; Paradise Now
03/02: Boa Noite, e Boa Sorte. (Good Night, and Good Luck.) ; Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) ; O Segredo de Brokeback Mountain
10/02: Johnny & June (Walk the Line); Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) ; Ponto Final (Match Point) ; Syriana
17/02: Capote
24/02: Sra. Henderson Apresenta (Mrs. Henderson Presents)
03/03: Terra Fria (North Country); Ritmo de um Sonho (Hustle & Flow)

2 Comments:

Blogger EuVirtual said...

Realmente duvidava muito q a Joan Allen fosse indicada, mas não esperava ver a Keira no lugar dela. Ela está bem no filme, mas só.

Será q o William Hurt acabou roubando o lugar da Maria Bello?

5:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

qto o leonardo está ganhando pela diagramação do blog?
bjim ;)

10:56 AM  

Post a Comment

<< Home